Engenharia contínua, uma nova engenharia para um novo produto - Mercado de internet das coisas

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

No mercado de Internet das Coisas (IoT) não cabem mais práticas tradicionais de engenharia. Afinal, o que existe de tradicional em produtos inteligentes e conectados? O volume de dados cresce exponencialmente, os insights gerados por eles podem mudar completamente o plano de voo em andamento, as tecnologias de sensores, microprocessadores e softwares estão mudando à medida em que você lê este texto e o pior: o que os clientes querem hoje, pode ser diferente amanhã.

“Resultado: uma geladeira não é mais simplesmente uma geladeira, é um sistema. E um sistema que precisa se conectar com outros, gerar dados, interpretá-los, reagir de acordo com as interações e evoluir constantemente”, afirma o IoT Advisor da iotrix, Adolfo Brandão.

Diante de tanto dinamismo, não é mais possível manter um processo de desenvolvimento de “ponta a ponta” composto por fases lineares que considerem: definição dos requisitos, seguida pelo projeto, criação, testes e assim por diante. Nem conceber que o feedback sobre o produto seja dado apenas no final do processo, quando ele já está pronto para entrar no mercado ou, muitas vezes, já foi lançado.

Para suprir a necessidade de um novo modelo de atuação da engenharia, surge a Engenharia Contínua IBM ou Continuous Engineering, detalhada no whitepaper: “O impacto da Internet das Coisas no desenvolvimento de produtos”, desenvolvido pela IBM, uma das principais parceiras de negócio da iotrix.

O que muda com a engenharia contínua?

 

A grande mudança que a engenharia contínua promove é resumida em três pilares que sustentam a metodologia:

Pilares da engenharia contínua 

  1. Insights de engenharia – fornece insights ao garantir acesso aos dados de engenharia, independente da fonte, proporcionando decisões certas nos momentos adequados. Os produtos inteligentes e conectados da IoT podem fornecer informações operacionais e de desempenho que, bem utilizadas, são essenciais para a manutenção e evolução de sistemas e produtos.
  2. Verificação contínua – requisitos e design são verificados em todas as fases do ciclo de vida do produto para evitar retrabalho e atingir mais rapidamente o “time-to-quality”. Dessa forma, defeitos são detectados logo no início do ciclo de desenvolvimento, reduzindo drasticamente o custo através da economia de recursos físicos, como materiais, placas e circuitos, de mão de obra e da execução de novos ciclos nos processos de desenvolvimento.
  3. Reutilização estratégica –  a prática dá às equipes a habilidade de reusar os projetos, componentes e subsistemas que já foram concluídos – e que se sabe que funcionam bem – para aumentar as eficiências e diminuir a complexidade.

“Parece simples, mas implantar essas boas práticas exige uma virada na forma como a equipe de engenheiros trabalha inclusive com os times de operações, funcionários de campo e prestadores de serviços, como destaca o material da IBM. As funções não são mais isoladas. Exige-se cada vez mais colaboração entre os profissionais e as disciplinas”, detalha Adolfo.

As vantagens para as empresas que adotarem com sucesso a prática são:

  • Melhorar a experiência do cliente: Obter insights dos clientes e criar produtos relevantes
  • Administrar a complexidade: Aumentar a velocidade da inovação e melhorar a eficiência do desenvolvimento
  • Adotar a conectividade: Manipular as informações imperfeitas para criar sistemas maiores e interconectados
  • Colaborar entre as disciplinas: Efetuar integrações antecipadas para evitar problemas de integração tardios, tumultuosos e caros

Ficou curioso para saber mais sobre a engenharia contínua? CLIQUE AQUI para ler, na íntegra, o material produzido pela IBM sobre o tema.

Post a comment