Porquinho com imagens de circuitos que lembram Internet das Coisas faz alusão à economia que as empresas terão

Désolé, cet article est seulement disponible en Portugais Brésilien. Pour le confort de l’utilisateur, le contenu est affiché ci-dessous dans une autre langue. Vous pouvez cliquer le lien pour changer de langue active.

A previsão é do Gartner, consultoria que faz pesquisas recorrentes sobre o mercado de tecnologia global. Segundo o instituto, a redução dos gastos se dará principalmente em manutenção, serviços e bens consumíveis – que são aqueles que acabam à medida que são usados, como o óleo no motor de um carro, por exemplo.

Veja na tabela abaixo os principais setores analisados pelo Gartner que devem sofrer os maiores impactos. A cifra de US$ 1 trilhão é cogitada considerando oportunidades menores provenientes de diversas outras indústrias e da economia do próprio consumidor.

Quadro mostra economia que IoT trará para os setores até 2020

« Os dispositivos IoT têm um grande potencial para transformar os negócios e realmente trazer cortes de custos expressivos. Isso é possível porque a tecnologia pode atuar de forma preditiva em manutenções, aumentar a acurácia dos processos, eliminar desperdícios, aumentar a segurança das atividades, entre outros benefícios », pontua o IoT Advisor da iotrix, Adolfo Brandão.

Um exemplo simples dado pelo Gartner no levantamento completo é a reposição de bebidas em máquinas de vendas, semelhantes àquelas de aeroporto. Ao invés de ir ao local em um período determinado, o funcionário responsável pela reposição poderia ir apenas quando necessário, levando somente as bebidas que realmente estão em falta e a quantidade exata delas.

Isso seria possível por meio da instalação de um sensor na máquina que coletaria as informações de vendas, as enviaria para análise de um software que, já treinado por dados históricos levantados anteriormente, seria capaz de gerar um detalhamento da atividade de reposição baseado em uma situação real e não em suposições.

« É uma possibilidade de economia no setor de serviços que pode ser aplicada em diversas atividades, inclusive, na manutenção de equipamentos. Instalados em máquinas pesadas, por exemplo, os sensores podem coletar diversos dados sobre o funcionamento, desgaste de peças, entre outros fatores que podem levar a uma manutenção preditiva. O responsável é alertado no momento certo e sabe exatamente o problema que deve atacar e as ferramentas que precisa usar », detalha Adolfo.

Além da economia de tempo, de esforços humanos e financeiros, as empresas evitam paradas não programadas que podem gerar prejuízos incalculáveis.

GÊMEO DIGITAL

Imagine como seria muito mais simples se, ao invés de ter que acessar um encanamento subterrâneo de água, turbina ou mesmo uma bomba de petróleo para realizar inspeções, fosse possível fazê-las em um software de fácil acesso.

Os gêmeos digitais são exatamente isso: softwares dinâmicos e de alta fidelidade que simulam um dispositivo físico. Como eles fazem isso? Por meio da coleta, em tempo real, de dados fornecidos por sensores instalados na versão original. Esses softwares também buscam informações de outras fontes como previsão do tempo, dados históricos e algoritmos para simular exatamente as condições vividas pelo dispositivo físico.

« Inspeções em sistemas como esses costumam ter um valor elevado, sem contar os riscos de segurança que envolvem. Acompanhar os dados fornecidos pelo software gêmeo é muito mais simples e garante que as intervenções no local sejam feitas somente quando necessário », acrescenta Adolfo.

DESAFIO

Segundo o relatório, um dos maiores desafios para que os dispositivos IoT realmente gerem economias significativas é o de qualquer projeto na área: uma implementação robusta e segura que permita a realização de corte de gastos durante uma ou duas décadas sem que o próprio aparelho IoT gere custos de gerenciamento e manutenção capazes de eliminar os benefícios que foi responsável por criar.

 

Post a comment