Políticas públicas para Internet das Coisas

Désolé, cet article est seulement disponible en Anglais Américain et Portugais Brésilien. Pour le confort de l’utilisateur, le contenu est affiché ci-dessous dans la langue par défaut du site. Vous pouvez cliquer l’un des liens pour changer la langue du site en une autre langue disponible.

Um consórcio formado por diversas instituições de renome nacional e internacional deu o pontapé inicial que o mercado precisava para discutir propostas de políticas públicas para a Internet das Coisas no Brasil. No final de agosto, o grupo lançou o documento « PoETAS.IT« , aberto à contribuição de qualquer pessoa ou instituição.

« É um documento vivo. Esperamos que colaborativamente a própria sociedade possa se envolver no assunto e definir, juntamente com os integrantes do consórcio, estratégias de políticas públicas que beneficiem o Brasil e o coloquem no mesmo passo de potências de primeiro mundo no que se trata de IoT, mas respeitando as peculiaridades e contexto inerentes ao nosso país », afirmou Eduardo Peixoto, executivo chefe de negócios do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), instituição que encabeça o grupo.

Fundamentado em estudos realizados dentro e fora do Brasil, o documento tem tudo para se tornar o norte estratégico para a criação de políticas públicas para a Internet das Coisas no país.

« Principalmente por esse caráter colaborativo que possui. Com a participação de várias frentes da cadeia de produção, será possível coletar as principais demandas, necessidades e desafios deste mercado. Essa riqueza de informações certamente contribuirá para estabalecer políticas mais assertivas, direcionadas e que estejam em sintonia com a nossa realidade », avalia o IoT Advisor da iotrix, Adolfo Brandão.

O material também poderá contribuir para as discussões em torno do Plano Nacional de Internet das Coisas, iniciativa do governo federal que está sendo conduzida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) juntamente com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

« Seria importante que essas duas frentes unissem os esforços já que uma tem o olhar do mercado e do setor privado e a outra tem o poder de conceder incentivos financeiros e estabalecer regras e legislações que possam garantir a implantação e difusão das tecnologias », afirma Adolfo.

SETOR DE SERVIÇOS EM FOCO

A abordagem do PoETAS.IT é tão direcionada às tendências de mercado e às características próprias da economia nacional, que já foi definido o setor que deveria ser alvo das ações de fomento: os serviços. Segundo o documento, esse setor é responsável por 72% do PIB brasileiro e estratégias iniciadas a partir dele certamente terão desdobramentos sobre os demais, em especial sobre a indústria.

« É importante esse olhar sobre o setor de serviços pois, como o próprio documento destaca, as políticas públicas de impacto econômico mais recentes tiveram como foco a indústria. Então já existe uma indicação de que, para alcançar o sucesso, é preciso pensar também em ações voltadas para os serviços », pondera Adolfo.

O PoETAS.IT propõe uma Estratégia Nacional de IoT baseada em três pilares:

  1. Consolidar um ecossistema de IoT no país que possa desenvolver plataformas de produtos e serviços globais no território nacional, e que estejam assentadas em sólidas arquiteturas de padrões, tecnologias e negócios;
  2. Direcionar o foco da atenção, dos programas, planos e projetos deste ecossistema de IoT para a combinação do setor da indústria com o setor de serviços da economia brasileira, identificando oportunidades e superando gargalos nos serviços habilitados por produtos que se relacionam com a indústria, a agropecuária e, retroativamente, com o próprio setor de serviços;
  3. Criar condições para que os novos negócios gerados pelo ecossistema de IoT no Brasil, por um movimento de cascata a partir dos serviços, aumentem a produtividade de todos os setores da economia.

Os interessados em colaborar com a construção desse material, podem mandar suas contribuições para poetas.it@cesar.org.br.

Post a comment