Computação cognitiva

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A cada minuto, 1,7 megabytes de dados são gerados para cada uma das 7,3 bilhões de pessoas do planeta. Por mais incrível que possa parecer, 80% de toda essa infinidade de informações não são estruturadas, se tornando obscuras ou mesmo invisíveis para os sistemas de computação atuais.

O mais preocupante disso tudo é que, até 2020, esse percentual deverá subir para 93%, o que significa que apenas 7% de todos os terabytes gerados realmente terão algum sentido e poderão criar valor. Agora, imagine a quantidade de informações preciosas que estão por trás desse volume gigantesco de dados nebulosos e o que as empresas poderiam fazer com elas.

Apoiado no conceito de inteligência artificial e aprendizagem de máquinas, a computação cognitiva pode mudar esse cenário sombrio. Pioneira e referência nesse mercado, a IBM conta hoje com o IBM Watson, uma ferramenta que funciona de forma muito semelhante ao cérebro humano. Diante de uma informação ou problema, o Watson passa pelas etapas de observação (de fenômenos e evidências), interpretação (para gerar hipóteses) e avaliação (das hipóteses certas e erradas) antes de tomar a decisão final.

Mas como o Watson funciona na prática?

Ao contrário dos sistemas antigos de computação, o Watson é capaz de analisar dados não estruturados e aqui estamos falando principalmente de informações criadas por humanos para humanos como artigos, pesquisas, literatura, reportagens, blog, posts e tweets. Quando se diz que um dado é estruturado, ele é regido por campos bem definidos preenchidos com informações específicas que permitem recuperação automática.

E como o Watson faz isso? Primeiro ele coleta informações úteis sobre um determinado tema como saúde e educação, por exemplo, a partir de conteúdos literários que, posteriormente, são filtrados por profissionais.

Depois de adquirir conhecimento, a ferramenta precisa ser treinada por especialistas para aprender a interpretar as informações, encontrar as melhores respostas e ganhar a habilidade de estabelecer padrões. À medida que interage com as pessoas, continua o processo de aprendizado, ampliando a habilidade de encontrar respostas para as perguntas mais complexas e alimentando um ciclo virtuoso.

Quando está diante de uma informação, a ferramenta entende o contexto, busca compreender a real intenção do que foi dito e tenta extrair respostas lógicas e traçar inferências, utilizando uma ampla variedade de modelos linguísticos e algoritmos.

Esse vídeo da IBM ilustra cada uma dessas etapas.

O que muda com a computação cognitiva?

“As empresas e profissionais terão informações embasadas em dados criados por seus próprios clientes para auxiliá-los a tomar decisões mais acertivas em relação aos rumos do negócio”, antecipa o CEO do CAMSS Group, Hugo Azevedo. Insights e padrões de comportamento que antes estavam escondidos em um amontoado de dados impossíveis de serem interpretados, agora estão ao alcance das mãos e, podem, inclusive, guiar o futuro do mercado de Internet das Coisas.

“Produtos conectados geram volumes absurdos de dados e certamente a computação cognitiva auxiliará as empresas a utilizar essas informações para antever tendências e aprimorarem seus produtos continuamente”, antecipa o IoT Advisor da iotrix, Adolfo Brandão.

Fique ligado nas atualizações do nosso blog. Em breve voltaremos a falar sobre computação cognitiva e os benefícios que pode trazer para os negócios.

Post a comment